Usar um vestido longo para o fim de ano é a melhor escolha possível: ele traz muita praticidade, elegância e conforto ao look. E muito se engana quem pensa que, por ser uma peça única, ele deixa de ser versátil. Afinal, ele pode transmitir diferentes mensagens e acompanhar você desde um jantar elegante até a pular as tradicionais 7 ondinhas na praia!
Antigamente, as pessoas imaginavam que o vestido longo era reservado exclusivamente a eventos sociais e noturnos. Ou então, associado às mulheres de estilo alternativo ou hippie.
Com o passar do tempo, a peça ganhou tantas releituras, que é praticamente impossível não encontrar uma opção que lhe agrade ou que não se encaixe em uma situação que você precise.
Veja nossas sugestões para cada tipo de ocasião e as principais cores para o réveillon e Natal!
Tipos de vestido longo
Para encontrar o vestido longo que mais se adapta a você, primeiramente você deve pensar no clima que irá enfrentar no final de ano. Como dissemos, há milhares de opções, mas ninguém quer passar a virada, por exemplo, desconfortável, né?
Portanto, as condições climáticas são extremamente importantes. Normalmente, esse é um período de calor intenso no Brasil, então os tecidos recomendáveis são os mais respiráveis, como: algodão, linho ou malha.
No entanto, se você for para algum local mais frio, é possível usar os acetinados, de tecido plano ou até mesmo de veludo. Por que não?
Mas como escolher os tecidos perfeitos para o evento que você estará?
Tipos de tecidos versus ocasiões das festas de final de ano
Vamos lá! Tudo depende de onde você passará as festividades: em um local de calor, mas mais formal, você pode optar pelo linho, a viscose ou pela seda pura, que é bastante respirável.
Esses tecidos são excelentes, porque tem um ar mais elegante e ao mesmo tempo, dão a sensação de frescor. Aliás, a seda (dependendo do modelo), pode ser ainda bastante sedutora.
Perfeitas para um jantar, coquetel ou para ir mais arrumada para aquele bar na praia!
Se você quiser um look mais casual ou fun, também dá para apostar nos tecidos como malha (canelada ou não) ou o algodão.
Eles passam a sensação de algo mais leve e informal.
Mas e se o local for mais frio? Então, você poderá se valer de mais alternativas, como o poliéster ou o jeans, que são tecidos bem versáteis, e casam bem tanto em situações mais simples, quanto nas formais.
Você ainda pode fazer sobreposições com terceiras peças, o que deixará o look bem charmoso.
Em contrapartida, se estiver REALMENTE frio, vestidos de tricô ou lã de manga comprida também dão uma sensação de delicadeza e um ar comfy.
Já nos eventos mais sociais, os longos de veludo são uma mostra de exuberância e poder, enquanto os acetinados são chiques e bem femininos.
Então, se você quiser arrasar e marcar presença, eles podem ser ótimos para a ceia ou réveillon!
Modelos de vestidos longos
Outro ponto importante a ser observado é o fato de que cada vestido tem uma modelagem única. Há vestidos mais justos, que transparecem mais sensualidade, enquanto os mais larguinhos mostram frescor e descontração.
Também há os frente únicas, os transpassados ou com os mais variados tipos de decote. Aqui, a ideia é sempre a mesma: quanto mais pele você mostrar, mais sensual fica o visual.
Por outro lado, gola alta e modelagem mais reta deixam tudo mais elegante.
Cores de vestido para Natal e Ano Novo
Para o Natal, o costume tradicional é usar roupas com detalhes vermelhos ou mais elegantes, mas não necessariamente isso é uma regra.
Essa é uma data bastante ampla, onde o foco é reunir a família e criar um ambiente de união e amor. Você pode apostar nas estampas, em cores sólidas ou até mesmo naquele vestido longo preto – e como ele faz parte de um look coringa, usá-lo muitas vezes mais!
Em compensação, o Ano Novo traz o simbolismo de renovação das energias e do final de um ciclo. Até por isso, as pessoas gostam de usar o já conhecido branco, pois ele simboliza a paz, a purificação e é a união das outras cores.
Não gosta do todo tão branco? Você pode optar por uma versão do look off white ou então investir em um vestido longo branco estampado:
Mas nem só de branco vive o réveillon! Há anos, as pessoas buscam nas outras cores energia e significância, fazendo votos do que desejam. Assim, o amarelo representa a riqueza e a prosperidade.
O verde, visa trazer saúde e liberdade:
O vermelho, a paixão:
Em seguida, o rosa, representando o amor romântico:
Ainda, o azul busca a tranquilidade e a paz:
Essas são as cores mais tradicionais, mas, na verdade, o que mais importa é se sentir linda, confiante e estar totalmente focada nos seus desejos para o ano que se inicia. Sendo assim, antes de mais nada, seja você! 😉
Esperamos que arrase nesse final de ano e que o próximo seja recheado de luz e sucesso na sua vida! Não esqueça de ficar atenta a todas as novidades e dicas de moda em 2022.