Pode se preparar: os looks coloridos já começaram a invadir as ruas e prometem causar muita alegria pelas ruas também em 2022! O mundo da moda definitivamente quer elevar os ânimos de todos, então fashionistas de todo o mundo estão aderindo às cores e suas combinações divertidas para fazer bonito por aí.
Aliás, circula até um termo por aí, que é o dopamin dressing, ou seja: a moda dopamina, que remete ao neurotransmissor responsável pelo prazer.
É isso mesmo que essa tendência deseja transmitir: a alegria por estarmos nos adaptando e podendo, gradativamente, viver momentos com quem gostamos.
Após um longo período marcado por o loungewear (que não desaparecerá, no entanto) e as cores sóbrias, que traziam sobriedade e conforto, partiremos para as cores vibrantes, como o vermelho, roxo, azul royal, pink, laranja ou verde bandeira.
Inclusive, algumas famosas caíram no gosto dessa tendência e já exibiram looks coordenados e maravilhosos:
Para quem não tem cores tão vibrantes na cartela de coloração pessoal ou não necessariamente ama cores intensas, tudo bem!
Nos acompanhe ao longo do artigo, que teremos looks coloridos para todos os gostos e nós temos certeza que algum estilo ganhará seu coração! 😉
Looks coloridos – entendendo o círculo cromático
Nós já falamos aqui sobre o círculo cromático e em como ele é uma ferramenta poderosa para sair do óbvio e criar looks interessantíssimos.
Sendo assim, originalmente ele conta com 12 cores:
Contudo, podemos encontrar círculos cromáticos com grande detalhamento de tons dentro das camadas, resultando em muitas outras cores:
Basicamente, ele reúne as cores primárias (amarelo, vermelho e azul), as secundárias (que são misturas das primárias, ou seja: roxo, laranja e verde) e as terciárias (combinação entre as duas primeiras, resultado no verde claro, por exemplo).
Anteriormente, ele era muito utilizado pelos designers de interiores, pois indica as cores que são mais harmônicas dentro de determinadas categorias. Mas é claro que o mundo fashion não ficou atrás, então aproveite para entender o que mais faz sentido para você:
Cores primárias
Os looks com cores primárias são bem coloridos, e ao mesmo tempo tem um quê de vanguardistas e clássico.
Por serem cores com bastante saturação e luminosidade, ficam perfeitos em pessoas com o tom de pele quente.
Cores secundárias
Em contrapartida, as cores secundárias também trazem resultados bem interessantes:
A mistura entre verde e laranja não é tão óbvia, porque mistura temperaturas diferentes. Já a da cor roxa com a cor verde fica bem sóbria.
Ambas são bem harmônicas e casam bem com diferentes estilos.
Cores complementares
As cores complementares são as que estão em lados opostos no círculo cromático:
Elas possuem contraste entre cores quentes e frias e saem das combinações mais óbvias e seguras.
Como coordenar os estilos? Tudo vai depender da sua preferência! Busque as cores que você se identifica mais e misture sem medo de ser feliz.
Lembrando que você também pode variar entre as tonalidades, se achar que são muito vibrantes.
Essa opção talvez seja a mais impactante visualmente, mas que rende excelentes e lindos resultados!
Cores análogas
Os looks coloridos em cores análogas são aqueles que estão lado a lado no círculo cromático, em duplas ou trios, por exemplo:
São as combinações entre amarelo, laranja e vermelho, verde e azul, azul e roxo, roxo e rosa e assim por diante:
Ao mesmo tempo, por não existir um contraste tão drástico entre os tons, uni-las é algo bem natural e agradável ao olhar.
Tom sobre tom
Na mesma linha de pensamento das cores análogas, o tom sobre tom (ou “ton sur ton”) se refere ao uso de cores que estão em uma mesma grade no círculo cromático. Ou seja: subtons ou tons mais escuros para incrementar o visual:
Para as que querem sair da neutralidade do preto e branco para investir nas cores, essas cores são ideias chegar a um resultado elegante e coeso, ainda que todo colorido.
Outras formas de compor looks coloridos
Nós sabemos que, apesar de eles estarem super em alta e serem admirados pela maioria das mulheres, nem sempre é fácil se habituar e começar a usar os looks coloridos prontamente.
A dica para quem quer se aventurar por esse caminho, mas ainda tem estranheza ou receio, é começar aos poucos.
Mesmo se você for adepta do all black, all jeans ou all white, estilos monocromáticos e supostamente mais intuitivos, você pode se valer da variação cromática. As dicas são:
Aposte nos neutros coloridos
Gosta das cores, mas acha que as vibrantes não são, necessariamente, sua área? Tudo bem! Há também os chamados “neutros coloridos”, tons que possuem maior concentração de preto na composição, como o bordô, mostarda, verde militar, azul marinho e assim por diante.
Você pode criar versões de uma só cor ou então ir agregando aos poucos às cores neutras padrão que você preferir!
Use pontos de cor
Outra alternativa é colocar pontos de cor em detalhes do visual, como em cintos, colares, lenços e calçados.
Além de mais discreta, essa opção traz o charme necessário para sair do lugar-comum. Baseie-se nas combinações do círculo cromático e não vai ter erro!
Aposte na mesma intensidade
Se a escolha for partir para as cores e criar combinações mais criativas e mesmo assim estiver em dúvida, lembre-se de que o efeito fica ainda melhor quando a intensidade das peças é a mesma ou parecida. Ou seja: itens vibrantes com outros mais vibrantes e outros mais claros ou acinzentados seguindo a mesma lógica.
Isso vai ajudar a dar um aspecto bem bonito e a ter mais segurança.
Gostou das nossas sugestões? Então não deixe de conferir nossas outras dicas de moda, aproveitando tudo o que o mundo fashion tem a oferecer para você! 😉