Não é de hoje que uma tendência ganha o coração e o armário das fashionistas: o cut out é uma moda que chama atenção por combinar elegância, criatividade e sensualidade. Mas afinal, como usar recortes da melhor forma?
Primeiramente, vamos explicar sobre o que exatamente se tratam essas formas: o cut out se baseia em detalhes vazados nas peças ou fendas, que revelam a pele e trazem uma informação totalmente nova a um look, por mais básico que ele seja.
É bom ter em mente que os elementos de sensualidade se traduzem principalmente em transparências e pele à mostra. Portanto, a tendência carrega, sim, essa vertente que remete ao sensual, à ousadia e ao atrevimento.
Porém estamos falando de sensualidade, e não de vulgaridade. É comum que as pessoas confundam os dois conceitos, sendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Além disso, a sensualidade pode se dar de uma forma mais óbvia ou discreta, fazendo fluir a imaginação.
E o cut out pode aparecer em praticamente qualquer região, sendo que irá conferir efeitos diferentes de acordo com a composição e objetivo de imagem.
Descubra se essa trend faz a sua cabeça ou não e como tirar o máximo proveito dos modelos.
4 dicas de cut out
O charme é a principal referência das peças, que revelam, mas atenção…não tudo! rs
Também são ótimas opções para o calor ou regiões de clima quente, pois as aberturas ajudam com que o ar flua melhor, proporcionando mais conforto.
Sem mais delongas, vamos aos modelinhos de roupas com recortes e em como você pode coordenar o visual para aproveitar o melhor de cada um deles!
1. De ombrinhos de fora
Um dos mais comportados e populares dessa categoria é o vazado que se encontra nas blusas, na região dos ombros.
Ele ressalta a área, então pode ser um pouco incômodo para quem tem mais volume nas espaldas. Se esse for o caso, mas você quiser aderir mesmo assim, alcance equilíbrio com uma parte inferior mais volumosa.
2. Fendas e mais fendas
As fendas são uma opção bem conhecida, que as amantes da sensualidade são verdadeiramente apaixonadas – principalmente no verão!
Elas exibem um pouco mais as pernas, e podem ser mais discretas, mais profundas ou múltiplas.
Estão mais presentes em saias e vestidos, mas também aparecem em calças ou mesmo em blusas.
A dica é somar às peças mais fechadas, fazendo contraponto. Mas se quiser um look matador e bem sexy, então se jogue em outros vazados estratégicos! 😉
3. Valorizando os seios
Outra área excelente para ser valorizada é a do colo!
Os recortes podem ser maiores ou menores, circulares ou com aspecto geométrico, com linhas retas e modernas. É um decote diferente, que mostra singularidade e ressaltam as curvas.
4. Cinturinha ajustada
Dentro do universo dos recortes e vazados, é comum encontrar também blusas e vestidos que deixam parte da cintura à mostra. Ou até mesmo calças com a cintura bem alta.
Perfeito para quem está super em paz com o espelho e quer transparecer a tal sensualidade menos óbvia!
Quais são as peças que tem cut out?
Os vazados marcam presença em todo tipo de elemento do visual: desde tops e blusas, até botas.
E eles não estão disponíveis em apenas um formato: hoje em dia, você pode encontrar roupas com diferentes tipos de recortes em uma mesma peça.
Ou de forma mais minimalista, como é o caso dos biquínis que combinam diferentes faixinhas marcando o corpo.
O interessante é que, muitas vezes, o desenho que forma em torno da região chega a ser quase artístico!
Logo, as possibilidades são infinitas, o que faz com que a gente ame ainda mais a ideia e possa aproveitá-la em eventos ou de forma mais casual.
Como usar recortes e fendas no dia a dia?
Para quem deseja potencializar o uso dos recortes no dia a dia, temos boas notícias!
Apesar da tendência ser bem vinculada ao sexy e à ousadia, também é possível usar em ambientes mais formais ou ocasiões que pedem mais decoro – como é o caso do trabalho, por exemplo, ou das festas.
Essas ocasiões também podem contar com o viés elegante de muitos dos modelos de cut out disponíveis.
A dica aqui é dar preferência às peças que trazem essa informação na parte inferior, como no meio das calças ou em fendas discretas em saias lápis, por exemplo.
Ao mesmo tempo, buscar contraponto na outra peça, ou seja, se o vazado é na peça inferior, opte por algo mais fechado para a parte de cima se precisar ou quiser mais discrição.
Outro ponto que auxilia muito, é a inserção de uma terceira peça. Sobretudo quando o cut out é no decote! As jaquetas, quimonos ou blazers criam dados complementarem, camadas e trazer menos atenção para a pele.
Agora, se a ideia é ousar…por que não? Opte por usar os recortes com itens marcantes, como calças baggy ou de paetês, tênis, com outras roupas que também revelam bastante e capriche na make!
Lembre-se sempre que estilo é, na verdade, um conjunto de fatores. Assim, entenda o que faz mais sentido para você e seja feliz.
Para mais dicas de moda e looks, confira nosso blog! 😉