Uma dúvida comum entre as mulheres é sobre como usar o body e quem pode usá-lo. A peça já virou queridinha das brasileiras há tempos, principalmente pela sua versatilidade e o charme que traz aos looks!
Antes de mais nada, precisamos desmistificar: já se foi o tempo em que o body era uma peça “exclusivamente” para as mulheres mais magras.
De fato, a modelagem da peça é ajustada e irá valorizar as curvas do corpo. Mas se você se sente bem com ele, por que não?
Além disso, há variações de formatos e combinações de looks para quem não quer transmitir um aspecto muito sensual. Basta combinar as peças de acordo com a sua finalidade.
Inclusive, algumas mulheres preferem usá-lo livremente, sem roupas íntimas por baixo e outras usam tranquilamente com sutiã. É só encontrar o modelo que se ajusta melhor ao formato dele.
Dito isso, mostraremos como você pode potencializar o uso dessa peça única, criando dezenas de visuais bem interessantes!
Como usar body: modelos e ocasiões
Existem muitos tipos diferentes de body. Confira!
Escolha o body por tecido e propósito
Assim como as blusas, eles vêm em tecidos diversos, como renda, algodão, suplex, poliéster, veludo e por aí vai!
Lembrando que esse é um aspecto bastante importante, porque a fibra têxtil tem grande peso na sensação que a peça transmite.
Tecidos como malha tendem a deixar o look mais despojado e casual, enquanto o veludo e a renda, por exemplo, fazem com que fique mais sensual, elegante ou exuberante.
Ainda, existem os tipos que são tão plurais, que podem ser usados como maiôs. É o caso de tecidos como a lycra, poliamida e outras variantes tecnológicas, que fazem com que ele seque rápido e deixe o corpo respirar.
Só é necessário que o modelo não tenha aqueles botões para fechamento na parte inferior, sabe? Opte por modelos fechados na parte debaixo, pois eles serão mais confortáveis nessas situações e evitarão acidentes desagradáveis!
Dessa forma, você pode sair diretamente da praia ou da piscina e ir para um restaurante ou bar, por exemplo – é só escolher uma peça debaixo que se ajuste ao local. Prático, não?
Além do mais, as cores e estampas contam muito! As estampas tropicais deixam o aspecto mais alegre e divertido, as de animal print mais sensuais e as clássicas…bem, as clássicas são as clássicas!
Já as cores mais vibrantes sugerem intensidade, energia e animação, enquanto as mais neutras ou o bom e velho preto são um pouco mais sérias.
Diferentes modelos, diferentes propostas
A origem dos bodys é da década de 90, quando eles evoluíram dos collants e foram participar dos vídeos aeróbicos americanos, em cores vibrantes, bem cavados.
Como a moda é cíclica, depois de um tempo os estilistas resgataram a ideia e adaptaram em diferentes versões. Famosas abraçaram a ideia e influenciaram milhões de pessoas ao redor do mundo.
A partir de então, ele não saiu mais do armário e preferência das brasileiras.
É compreensível, pois eles são muito práticos e obviamente, lindos!
Bodys do tipo sexy
Desde os mais femme fatale até os mais românticos: você irá encontrá-lo de todos os tipos, sendo que alguns deles até se confundem com blusas, já que são mais amplos na parte de cima.
Os que têm decote profundo ou “V” são bastante sexy, mas precisam ser usados com cuidado se não tiverem bojo e você fizer questão de usar sem um sutiã, pois podem revelar mais do que gostaria. São ótimos sobretudo para quem tem seios pequenos, fica elegantíssimo!
E aliás, esse é ideal para festas ou dates, mas não para trabalhar, ok?
Faça contraponto com peças mais soltas na parte debaixo, como shorts de alfaiataria, saias e calças do tipo “reta”.
A não ser que queira um visual bem matador, então pode se jogar na calça skinny (que tal de couro?) e ir pra balada arrasar!
Estilo casual com body
Em geral, a apresentação do body é mais focada no dia a dia e na casualidade. Provavelmente, você encontrará mais facilidade para elaborar uma composição pensando nesse aspecto, que pode ser com uma calça, shorts ou saia jeans, por exemplo.
Uma ótima ideia também é investir em saias midi, que dão equilíbrio a quantidade de pele que a peça deixou de fora.
A regra aqui é sempre pensar que, quanto mais partes do corpo você exibir, aliada a essa peça que já é ajustada no corpo, mais informações de sensualidade passará, enquanto usar uma calça flare ou uma saia mais comprida fará com que fique mais equilibrado.
Como usar body no trabalho?
Nem só de festa vive uma mulher! rs
O questionamento mais frequente é se dá para usar o body para trabalhar e a resposta é SIM! Contanto que você respeite umas regrinhas básicas.
A ideia aqui não é chamar tanto a atenção para o seu corpo, e sim para o seu intelecto ou esforço. Logo, se o body for justo, você pode balancear com uma calça clochard, pantalona ou de alfaiataria – a cintura alta e a peça debaixo menos justa nas pernas faz com que a você traga sinais de elegância ao visual.
Outra alternativa interessante é usar a terceira peça como aliada, investindo nos coletes e casaquinhos e cobrindo as partes em que a pele fica mais destacada.
Ou então, usar a versão que comentamos, que são os bodys transpassados ou de alcinhas e que praticamente passam como blusas:
Body em dias frios
Para quem acha que o body é exclusivo ao Verão e ao calor, temos uma surpresa: ele pode ser usado em dias e locais mais frios, sim!
Há muitas opções de bodys de manga comprida, e você também pode usar com a referência que falamos acima: jaquetas, boleros, casacos e outras sobreposições.
Dessa forma, você consegue intensificar o uso dele, gerando inúmeras composições e maximizando ainda mais o potencial do seu guarda roupas!
Agora que você já sabe como usar o body, que tal conferir nossas outras dicas de moda? Temos muitas sugestões para você ficar, além de linda, muito mais inteirada sobre o mundo fashion! 😉