O look básico faz a cabeça da maior parte das brasileiras, que veem na praticidade e nas possibilidades um prato cheio para realçar a beleza no dia a dia. Mas a dúvida é: como elevar o estilo e torna-lo ainda mais interessante?
Após anos vestindo um estilo mais casual e minimalista, pode ser que você esteja cansada das mesmas peças ou da monotonia que a gente sabe que essa versão pode trazer.
Não se desespere! Algumas dicas e truques podem fazer com que você reinvente os seus looks básicos, ampliando seu armário com combinações incríveis!
Vamos lá?
Como deixar o look básico mais interessante?
Dá para fazer com que o visual fique diferente, mesmo com peça mais casuais. Basta saber o que escolher e como compor os looks, ou seja: um trabalho de análise e reflexão, que vale muito a pena!
Lembrando que aqui falamos de combinações que podem ser de peças independentes (partes de cima, de baixo ou terceiras peças) ou das peças únicas (macacões e vestidos), ok?
Confira as nossas dicas e preste atenção aos seguintes detalhes de agora em diante:
1. Passe a olhar a composição com mais atenção
São vários elementos que compõe um look e fazem com que ele fique mais sóbrio ou criativo. Normalmente, as pessoas escolhem as opções “mais seguras” ou práticas, o que nem sempre vai trazer diferenciação.
Quando se quer variar, é importante pensar no que cada elemento comunica e estabelecer suas prioridades de estilo. Estude as sensações que cada peça traz e teste composições variadas.
2. Entenda as mensagens que os tecidos trazem
Mesmo que você tenha uma “simples” blusa branca, ela pode transmitir diferentes informações e um dos principais motivos é o tecido.
Tecidos como malha, jeans e algodão são mais associados à casualidade, os planos (aqueles que não esticam) à formalidade, os acetinados ou aveludados conferem exuberância ou elegância.
Assim, combinar itens de diferentes tecidos, mesmo que nas cores neutras padrão (branco, preto, cinza) pode já causar um efeito bastante incomum.
3. Observe a modelagem
Outro aspecto extremamente relevante é a modelagem. Peças assimétricas, com decote diferente, com detalhes nas mangas, calças que fogem do tradicional reto ou skinny.
Consulte modelos que te chamam a atenção e casam com noção de conforto, entendendo se você gosta de itens mais ajustados ou largos, em que situações você usaria ou partes do corpo que gostaria de ressaltar.
Também é importante avaliar os itens que são referência para você. Por exemplo, os babados e as mangas bufantes pertencem mais ao romantismo, então se algum deles lhe chama a atenção, você pode traduzir a mensagem para outras peças, como acessórios ou tecidos mais fofinhos (como a lã e o tricô).
Às vezes, só em modificar o modelo de uma peça básica, você muda totalmente o look!
4. Opte por cores diferentes
Se engana quem pensa que o look básico se atém somente as peças de cima brancas ou pretas e às peças debaixo ou terceiras peças jeans.
O off white, por exemplo, é considerado praticamente como o novo “pretinho básico”. Ele deixa os looks elegantes e convidativos, e é uma ótima aposta.
Nós também sabemos que o preto traz informações bem específicas, embora a gente também ame um look all black.
O colorido também pode fazer parte do look básico, ainda mais se as peças forem de cores sólidas. Os tons vibrantes, por exemplo, podem ser equilibrados com peças jeans ou neutros que não tragam tanto contraste entre si, o que causa menos impacto visual – se essa for a sua pretensão.
Se você gosta de mais discrição, mas mesmo assim quer testar outras cores, investa nos neutros coloridos. Ou seja: cores e tons que são mais carregados de pigmento preto, como o vinho, verde escuro, marrom, azul marinho e por aí vai!
Ainda, uma forma minimalista e maravilhosa de reinventar os looks básicos é compor um look monocromático. Usar variações de um tom ou mesmo conjuntos traz distinção e atratividade ao visual.
5. Trabalhe com estampas
Mesmo as estampas podem ter protagonismo em looks mais casuais. Como não são todas as mulheres que se sentem confortável em misturar estampas ou fazer uso delas, que tal começar com as mais clássicas?
Para ter uma temática minimalista, prefira estampas clássicas como o poá, o xadrez e a estampa floral, por exemplo.
Quanto menores ou mais delicado forem seus traços e mais neutra for o fundo, mais “básico” parecerá para você e os demais. A lógica se estende para a coordenação de peças: se você usar com uma peça mais neutra, ficará mais básico, ao passo que, se misturar estampas, ficará mais criativo.
Aliás, você pode misturar sem medo – é só seguir uma paleta de cores bem similar, para que as informações casem harmonicamente.
6. Faça truques de stylling
Outra dica de ouro é brincar com as versões. A blusa pode ser uma t-shirt tradicional, mas se amarrada de lado ou na frente com um nozinho ou com as mangas dobradas, ela adquire um efeito totalmente instigante. Além, é claro, de permitir muitas variações de estilo, né?
O mesmo serve para calças, onde você pode dobrar as barras, ou para terceiras peças, que podem ser usadas com cintos diferentes.
7. Tenha sempre peças coringas no guarda roupas
Algumas peças são totalmente atemporais, quer dizer: servem para qualquer época e independem das tendências.
Então, faça um levantamento do que lhe agrada dentro deste universo e selecione as peças coringa que não podem faltar no seu armário!
8. Confira personalidade através dos acessórios
Os acessórios são a melhor maneira de trazer variação, personalidade e transformar seus looks básicos.
Você pode escolher os metálicos, que são mais modernos, os delicados (como pérolas e correntinhas finas), os divertidos (de resina colorida e materiais diferentes, por exemplo) ou os naturais (artesanais, feitos com palha, madeira, entre outros) para dar um toque a mais nas produções, criando diferentes efeitos com a mesma base.
De novo: experimente diferentes colares, brincos e sapatos com um look bem casual e veja a mágica acontecer!
Viu como dá para inovar em tudo que é relacionado à moda? Ela traz infinitas possibilidades de expressão – até mesmo nos looks mais básicos!
Confira mais dicas de moda no nosso blog. 😉