Os tons fortes estão em alta, mas ainda deixam muita gente na dúvida. Afinal, como combinar cores de roupas?
Para não ficar só no básico, ou optar sempre pelo preto, a gente separou algumas dicas de ouro para te ajudar a saber como combinar cores de roupas. Acompanhe!
Conheça sua colorimetria pessoal
Você já deve ter reparado que certas cores favorecem sua beleza, e outras evidenciam suas imperfeições. Podem deixar com cara de cansada ou até envelhecida.
Basicamente, para chegar ao resultado, é preciso observar os seguintes pontos:
Temperatura da pele
É necessário descobrir se sua pele é quente, fria ou neutra. No primeiro caso, a pele tem tons esverdeados e amarelados. Quando exposta ao sol, ela fica bronzeada. As veias do antebraço tendem a ser esverdeadas e o metal que cai melhor é o dourado.
Quanto às peles neutras, as veias ficam entre o azulado e o esverdeado. Contudo, vale destacar que há sempre uma tendência para quente ou frio.
Teoria sazonal
Além de descobrir a temperatura da pele, é necessário entender qual é a sua cartela de cores. Ela geralmente se baseia em questões como a cor do cabelo e dos olhos, mas pode variar. As principais são:
-
Primavera: geralmente pessoas com cabelos claros e olhos escuros. Inclui cores como roxo, rosa, azul, verde e marrom.
-
Verão: para quem tem cabelos e olhos claros. Uma paleta com cores opacas.
-
Outono: costuma ser ideal para pessoas com cabelos e olhos escuros. Na cartela, cores quentes e fortes, incluindo verde e vermelho.
-
Inverno: cai bem em quem tem cabelo escuro e olhos mais claros. Cores como azul-marinho e preto tendem a realçar a beleza.
Subtons
Cada categoria que listamos acima pode ter subtons. Afinal, a cor exata do cabelo e dos olhos interfere em como as combinações de cores de roupas reagem.
-
Primavera: pura, clara ou quente.
-
Verão: frio, claro ou neutro.
-
Outono: quente, intenso ou neutro.
-
Inverno: claro, intenso ou frio.
5 dicas de como combinar cores de roupas
Agora que você já sabe um pouco mais sobre colorimetria, chegou a hora de entender como usar a sua cartela para combinar cores de roupas.
Confira as principais maneiras de combinar cores de roupas usando esse recurso:
1. Look monocromático não tem erro
Os looks monocromáticos são aqueles em que você usa todas as peças no mesmo tom. O mais comum é apostar no “all black” e no “total white”, como um conjunto branco em laise.
Um exemplo é o macacão vermelho de linho, que permite ter uma produção monocromática fugindo das cores neutras.
2. Tom sobre tom combina mesmas cores de roupas
Essa é uma variação da ideia anterior de como combinar cores de roupas. Nesse caso, as peças são da mesma cor, mas com tons diferentes.
Por exemplo, uma saia verde clara e uma blusa verde escura. Você também pode brincar com um tom quente e outro frio, criando um contraste interessante.
3. Saiba como combinar cores de roupas complementares
Agora, vamos entrar em dicas um pouco mais complexas para combinar cores de roupas. Para isso, você vai precisar do círculo cromático.
Você também pode brincar ao combinar cores de roupas com temperaturas diferentes. Por exemplo, um short amarelo vivo com uma camiseta azul-marinho.
4. Cores análogas também são opção
Para quem gosta de um pouco mais de discrição, os tons análogos são uma ótima forma de como combinar cores de roupas.
5. Para adicionar mais cores, use as tríades
Já no caso das cores tríades, é como se você fizesse um triângulo por cima do círculo cromático, selecionando os 3 tons de cada uma das pontas.
Se você curtiu essas dicas, vai gostar ainda mais de saber que você encontra diversas peças em um só lugar. Acesse o site da loja Viva Vida e comece a combinar cores de roupas!