O ato de misturar estampas é algo que torna o visual absolutamente interessante: as padronagens conferem mais profundidade e criatividade ao todo, ainda mais se combinadas! Os efeitos podem passar ideias totalmente diferentes (de acordo com as escolhas), e por conta de toda essa multiplicidade é que muitas pessoas se sentem intimidadas em fazer combinações.
Realmente, aliar algumas opções pode tornar o efeito dramático ou conturbado demais, criando conflitos de harmonia que, na maioria das vezes, não é o que se deseja.
Portanto, entender como casar ideias distintas, mas que casam perfeitamente entre si, é a chave para ter looks bem interessantes e de tirar o fôlego!
Confira as nossas 6 dicas e nunca mais se preocupe em errar ao misturar estampas.
Como misturar estampas diferentes?
Antes de mais nada, é bom falarmos de contraste. Basicamente, o contraste pessoal é a diferença de tonalidades da pele, em contraponto com aspectos chave da face, como os cabelos ou as sobrancelhas, por exemplo.
As pessoas podem ter baixo contraste (quando os tons se assemelham bastante), médio (quando há um impacto mediano entre os elementos) ou alto (diferença bem evidente entre o todo).
Para descobrir qual é o seu contraste, basta transformar uma foto do seu rosto em preto e branco e tomar como base os exemplos abaixo:
Mas por que estamos falando isso em relação às estampas? Porque pessoas de baixo contraste terão um visual mais equilibrado com combinações de baixo contraste e assim por diante.
Ou seja: pessoas com um médio contraste, por exemplo, podem se valer de estampas que têm a base mais neutra, disposta com padrão também mais neutro.
As que tem baixo contraste ficam ótimas com combinações de cores mais próximas e a de alto contraste em tonalidades bem opostas (como é o caso do preto e branco).
E atenção: não é que você não deva usar a mistura se ela não estiver dentro do seu gradiente, e sim o fato de que ela causará muito mais impacto.
Se esse não for o objetivo de imagem ou você ainda estranhar o fato de misturar estampas, isso pode acarretar em um estranhamento maior, entende?
Isto posto, vamos às dicas práticas!
1. Misture estampas de tons ou cores parecidos
Uma das principais dicas para quem começou a misturar estampas é procurar por cores parecidas ou que seguem o mesmo tom entre as peças.
Por exemplo: se a estampa é alaranjada, procurar por algo que tenha a mesma ideia para compor. Ou então, se uma peça for bastante colorida, pinçar algumas das cores e reproduzir na outra peça.
Essa dica vale ouro, pois traz um sentimento de unidade, mesmo que sejam elementos distintos.
2. Faça o mix de estampas clássicas
Embora possa causar estranhamento a alguns, as estampas clássicas são uma excelente aposta para o visual, sim! As principais são o xadrez, listrado, animal print, poá ou floral.
Lembrando que seguir repetir a informação de tonalidade (mesmo que seja no sentido de cores mais quentes entre si ou mais frias) sempre vai ser uma boa ideia, ok?
Também as estampas geométricas casam perfeitamente, ainda que seja na base do colorido com o preto e branco, por exemplo.
3. Equilibre o neutro com o colorido
Para quem curte o estilo vibrante, mas tem medo de exagerar na produção, a sugestão é tentar uma estampa de cor neutra ou com tema clássico para atenuar o todo.
Assim, mesmo que a informação de uma estampa seja de exuberância ou sensualidade, a mais discreta fará uma oposição mais elegante ou delicada, subvertendo a mensagem e tornando tudo mais interessante e ponderado.
4. Use uma das peças de cor sólida e amenize o todo
Na mesma linha de pensamento, usar uma terceira peça estampada combinada a uma peça debaixo também colorida e uma blusa de cor sólida, pode ser o que você precisava para se adaptar melhor.
Não necessariamente precisa ser na cor preta ou branca ou a parte de cima: basta criar um ponto focal mais neutro, que inclusive pode ser um casaco, colete ou jaqueta.
Esse truque faz com que a atenção desvie para a peça, criando um efeito mais sóbrio.
5. Se for quiser mais segurança, opte por uma estampa só
Outra dica para quem quer começar a exploração por esse novo mundo é selecionar uma blusa com uma estampa só, combinando esse elemento com estampas em outras peças.
É um jeito suave de começar as coordenações e ir se acostumando com a brincadeira!
6. Explore mais do que o usual
Por fim, cabe dizer que a maioria das pessoas se prende ou conceito que combinar estampas envolve somente a peça de cima e a debaixo, ou seja: blusas com calças, shorts ou saias.
No entanto, você encontrará opções estampadas nos mais variados acessórios (lenços, cintos, brincos, chapéus), bem como em todo tipo de calçado (sapatos, tênis, botas).
Dessa forma, vale repensar o uso das peças, criando informações mais sutis (como os pontos de cor que já citamos) ou então, incorporando ainda mais elementos ao look, criando um mix de estampas que é mais parecido com uma obra de arte!
Gostou das informações sobre mix de estampas? Esperamos que se sinta mais confiante para inovar na aparência e externalizar ainda mais sua personalidade, fazendo escolhas criativas dentro do universo que você já ama! 😉
Confira nossas inúmeras outras dicas de moda e aprenda ainda mais sobre o universo fashion.