Ultimamente, muito se fala sobre a cartela de cores para roupas e a coloração pessoal. O motivo é que, basicamente, encontrar as cores que mais combinam com você fará com que haja uma harmonia muito maior no seu visual. E quem não deseja isso, não é mesmo?
E embora a cartela de cores seja mais comumente usada para roupas, ela também é refletida na maquiagem, cabelos e acessórios. Ou seja: tudo que envolve a imagem pode ser beneficiada com o estudo e, para isso, a melhor opção é consultar um profissional com experiência em imagem e estilo.
Através de uma análise minuciosa e de tentativa e erro com diversos materiais junto à pele, vocês chegarão, juntos, à gama de cores que mais se adequa ao seu caso.
As cartelas de cores para roupas são divididas em 12 tipos: Inverno frio, brilhante ou escuro, Outono quente, suave ou escuro, Verão frio, suave ou claro e Primavera quente, brilhante ou clara.
E se você quer estudar um pouco mais o assunto antes de contratar o serviço ou ainda não tem o especialista em mente, nós podemos ajudar!
Por meio de alguns questionamentos e inferências, você poderá encontrar ao menos a sua estação com propriedade.
O resultado?
Mais assertividade para escolher seus itens e afinidade com os tonalidades (o que por si só, gera muita economia), a própria beleza valorizada e possíveis “imperfeições” disfarçadas.
Cartela de cores para roupas: como encontrar a minha?
Muita gente estranha o fato de as estações representarem as cartelas ou de uma pessoa que tem Verão como base ser representada por cores mais suaves que uma de Primavera, por exemplo.
Sendo assim, vamos elucidar essa questão.
As estações do ano e as cartelas de cores
Tomando como base que no Verão o sol incide com mais luminosidade, o mar, a areia e o céu se tornam mais claros, faz sentido que as cores sejam mais claras e as cores frias (já que elas possuem mais concentração de azul, como o céu se reflete nesse período).
Já no Inverno, as noites são mais escuras e o mar contrasta bastante com a paisagem. As cores frias ganham tons fechados e brilhantes.
Em compensação, a Primavera traz a luminosidade do sol com as cores saturadas das flores e frutos. Por isso, essa cartela é bastante luminosa, com cores bastante intensas e quentes.
Por fim, o Outono, onde as paisagens ficam amareladas, bem como as folhagens. Essa também é uma cartela de cores quentes, porém mais escuras que as de Primavera.
• Confira também: Cores do ano 2021: siga essa tendência!
Encontre a sua cartela de cores para roupas
Isto posto, vamos à parte prática! A coloração pessoal leva muito em conta fatores como tonalidade da pele e contraste.
Entendendo o contraste
Primeiramente, o contraste mostrará se o equilíbrio entre cores e estampas que ficará melhor para você é alto, baixo ou médio.
Para encontrar essa resposta, pegue uma foto sua de frente e passe para o filtro preto e branco.
Se a sua pele faz um contraponto muito alto com seus cabelos, sobrancelhas e olhos, seu contraste será alto.
Já se os tons são bem parecidos entre si, o contraste é baixo, enquanto o meio termo é o médio.
Sendo assim, o indicado é refletir isso na escolha das estampas, bem como na proporção que elas deverão ter, seguindo a mesma lógica do seu contraste pessoal.
A tonalidade da pele
Em seguida, é hora de buscar por um ponto importantíssimo: a temperatura da pele. Enquanto algumas pessoas têm a pele mais quente, outras puxam para tons mais frios.
Para encontrar o seu, tome como base:
- Pele quente: veias esverdeadas, quando no sol, fica bronzeada e tem afinidade com itens em bronze ou dourado, além de cores como amarelo, laranja e vermelho;
- Pele fria: veias azuladas, no sol fica queimada ou acinzentada, acessórios prateados combinam mais, preferência por cores como azul e roxo;
Essa informação já traz um direcionamento muito importante, mas ainda precisamos levar em conta outros elementos importantíssimos que definem nossos traços, como a cor dos cabelos e dos olhos.
• Confira também: Os tons terrosos são a aposta que você deve investir!
Olhos e cabelos na coloração pessoal
Normalmente, as cartelas seguem uma lógica entre temperatura da pele e cor dos olhos e cabelos. Sendo assim, avalie o infográfico abaixo, que mostra como se guiar a partir de uma pele quente ou fria, e tente encontrar o seu perfil:
As 12 cartelas de coloração pessoal
As informações que citamos acima dão uma ótima ideia sobre qual é o grupo principal, ou seja, a estação a qual você pertence. Contudo, dentro de cada uma delas, temos as dimensões das cores, que seriam o claro ou o escuro, o intenso ou o opaco, o frio ou o quente.
É por isso que cada uma delas tem subdivisões, que são estudadas com mais embasamento por um profissional e, de preferência, presencialmente.
A análise de coloração pessoal é feita com a pele e cabelos o mais natural o possível, para que não haja interferência de outros elementos externos.
• Confira também: Explosão de cores em vestidos Farm
A cartela de cores diz muito sobre cada pessoa, pois ela também traz algumas características sensoriais ou de personalidade. De forma geral, algumas características são comuns às pessoas que pertencem à mesma divisão de cores:
- Cartelas de Primavera: espontâneas, animadas e radiantes. A jovialidade e a informalidade fazem parte do seu jeito de viver;
- Cartelas de Verão: discretas, detalhistas e refinadas. Em geral, a calma e a suavidade permeiam seus atos, bem como a gentileza e discrição;
- Cartelas de Outono: autênticas, sinceras e cheias de vitalidade. Posicionam-se sempre sobre suas preferências e deixam claro o que gostam ou não;
- Cartelas de Inverno: reservadas, perfeccionistas, imponentes. Tendência a serem mais calmas, formais e dramáticas;
• Confira também: Roupas coloridas em PROMOÇÃO!
E então, descobriu a qual cartela de cores para roupas você pertence? Lembrando que a avaliação de um especialista é sempre a melhor maneira de você ter assertividade em suas escolhas futuras!
Para mais dicas de moda, não deixe de conferir o blog da Loja Viva Vida. 😉